10 livros infantis encantadores para ler para os seus filhos
Se a Literatura é um mundo novo para nós, adultos, capaz de nos transportar para outros países, culturas e universos, fazendo com que possamos construir novos significados para tudo aquilo que já conhecemos e abrir nossa mente para o que ainda não sabemos, para as crianças isso é ainda mais importante.
É através das histórias, contos e fábulas que os pequenos passam a imaginar e acreditar no amor e desenvolvem a imaginação e a criatividade. Pensando nisso e lembrando como era bom aquele tempo em que nosso pais liam para a gente antes de dormir, o resolveu Guru da Cidade listar 10 obras infantis encantadores, que vão ensinar verdadeiras lições às crianças. Veja a seguir.
NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM
Que ninguém é igual a ninguém todo mundo já sabe. A novidade do texto é que ele mostra como é gostoso a gente ser o que é, sentir o que sente e viver como vive, apesar da opinião dos outros. Além disso, o personagem TIM traz uma proposta lúdica muito especial.
RODRIGO ENXERGA TUDO
A história de Rodrigo é contada pelo seu melhor amigo, André, o primeiro a perceber que ele era cego, mas podia enxergar tudo. Ele não vê desde bebê, mas cresceu empinando pipa e brincando de carrinho de rolimã. Só mais tarde conheceu o preconceito e viu que, em parte, ele se deve à desinformação.
OLÍVIA TEM DOIS PAPAIS
MALALA
A ÁRVORE GENEROSA
O livro é uma fábula em preto e branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira.
A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada – essa que o menino parece desaprender quando vira homem.
SELMA
O livro parte de uma pergunta: o que é a felicidade? Selma é uma ovelha que come capim pela manhã, ensina as ovelhinhas a falarem, pratica um pouco de esportes à tarde e, depois, gosta de bater um papo com a vizinha para, enfim, dormir. Mas, se ela tivesse mais tempo, o que faria? Selma comeria mais de capim, ensinaria mais, se exercitaria mais, conversaria mais e dormiria mais. E se ganhasse na loteria? Faria exatamente tudo isso, um pouquinho a mais. De um jeito simples e encantador, a obra fala sobre a real felicidade e o gosto pelas coisas simples que enchem a vida.
OU ISTO OU AQUILO
O PEQUENO PRÍNCIPE
Por meio de uma narrativa poética, o livro busca apresentar uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente, reencontrando sua criança.
Apesar da presença explícita de dois personagens e do registro de um diálogo entre o aviador e uma criança, diversos aspectos autobiográficos estão presentes nesta narrativa. Através de imagens simbólicas, as passagens de ordem temporal, na vida do autor, estão ali presentes: casamento/separação, profissões, sonhos, decepções. Os dois personagens tornam-se representações do próprio Saint-Exupéry, em um monólogo interior entre o “eu” e o “outro”. Acompanha uma carta muito especial do sobrinho de Antoine de Saint-Exupéry e a assinatura do autor na capa.
DO JEITO QUE A GENTE É
CRIANÇAS COMO VOCÊ
Celina, do Brasil; Ji-Koo, da Coréia do Sul; Houda, do Marrocos; Meena, da Índa; Esta, da Tanzânia… Crianças de verdade falam e escrevem sobre sua vida e seu jeito de ser.
Fonte: Guia da Semana
https://gurudacidade.com.br/2017/05/09/10-livros-infantis-encantadores-para-ler-para-os-seus-filhos/
Comentários
Postar um comentário