ARNOLD GESELL: UMA BIOGRAFIA DESTE PSICÓLOGO,FILÓSOFO E PEDIATRA QUE DESENVOLVEU A CÂMARA DE GESELL

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Arnold Gesell: uma biografia deste psicólogo, filósofo e pediatra

Este pesquisador influenciou os estudos sobre o desenvolvimento da infância.


Arnold Gesell foi um psicólogo, filósofo e pediatra americano que estudou o desenvolvimento infantil. Seu desempenho como professor e escritor entre os anos de 1920 e 1950, rapidamente o posicionou como um dos grandes especialistas em criação de filhos e educação infantil na América do Norte.
No entanto, tem sido mais reconhecido porque desenvolveu um método de pesquisa muito importante para a psicologia moderna: a câmera de Gesell. Neste artigo, revisamos a biografia de Arnold Gesell, bem como algumas das repercussões que seu trabalho teve sobre os estudos sobre o desenvolvimento das crianças e como ele inventou a câmara de observação que leva seu nome.

Biografia de Arnold Gesell: médico, filósofo e educador

Arnold Gesell (1880-1961) nasceu em Wisconsin, Estados Unidos. Ele era o mais velho de 5 filhos, filhos de um fotógrafo e um professor, ambos fortemente interessados ​​na educação infantil. Com a intenção de também se tornar um professor, Gesell foi formado desde muito jovem com o educador Edgar James Swift , que rapidamente detectou o interesse de Gesell em psicologia infantil e educação.
Mais tarde ele começou a se especializar em outras disciplinas. Por exemplo, ele obteve o grau de filosofia em sua cidade natal em 1903, enquanto foi treinado no laboratório de psicologia da Universidade de Wisconsin, assim como em história e educação.
Ele obteve o grau de Doutor em Filosofia em 1906 e, finalmente, também estudou medicina na Universidade de Wisconsin, completar seu doutorado em 1915. Muito em breve serviu como professor assistente na Universidade de Yale, onde fundou uma clínica de Desenvolvimento Infantil e trabalhou como um psicólogo da escola em Connecticut.
Nesta última cidade, Arnold Gesell começou a estudar como era o desenvolvimento das crianças com deficiência, e então chegou à conclusão de que, para entender isso, primeiro era necessário entender como tinha sido o desenvolvimento de crianças sem deficiências. Foi isso que finalmente o levou a desenvolver alguns princípios de desenvolvimento infantil.

Algumas contribuições de Arnold Gesell

A influência de Gesell vem de uma ideia que rapidamente se tornou popular e que permanece no imaginário social até hoje: a crença generalizada de que há uma espécie de "programação" no desenvolvimento infantil. Ou seja, uma série de etapas relacionadas à idade e caracterizadas por comportamentos típicos .
Embora alguns autores anteriores, como Sigmund Freud já haviam proposto teorias sobre o desenvolvimento infantil e seus estágios, foram as contribuições de Arnold Gesell que foram posicionadas como ponto de referência no assunto, pelo menos durante seu tempo.
Seu trabalho gira em torno da proposta de que o processo de amadurecimento pode ser auxiliado ou acompanhado por um ambiente projetado de maneira reflexiva , de modo que passou rapidamente à educação.
Durante suas investigações, Gesell se concentrou em diferentes momentos do desenvolvimento infantil, bem como em diferentes características. Algumas das áreas mais importantes foram o desenvolvimento motor, o comportamento adaptativo e o comportamento psicossocial.

Influências teóricas

Gesell acreditava que esses estágios pelos quais a infância passa reproduzem os estágios pelos quais passou todo o desenvolvimento e evolução da espécie humana. Isso significa que sua teoria sobre o desenvolvimento infantil é fortemente influenciada pelas teorias evolucionistas que eram muito populares nos Estados Unidos e na Europa naquela época.
Da mesma forma, sua teoria é influenciada pelos estudos que ocorreram no início do século XX, onde a medicina começou a levantar o objetivo de conhecer melhor as crianças, além de que, ao mesmo tempo, havia um forte debate sobre o binarismo. aprendido inato
Gesell acreditava que grande parte da personalidade e comportamento das crianças são herdadas, mas que não havia necessidade de pressa para fazer um diagnóstico, especialmente no caso das pessoas com deficiência.
Coincidiu que, a essa altura, Gesell veio estudar medicina na Universidade de Yale, onde recebeu uma sala em uma clínica pediátrica. Ele estava encarregado de lidar com vários problemas da infância . Graças à sua formação anterior como educador e psicólogo, ele enfatizou o vínculo com os pais das crianças que ele tratou, o que também foi considerado algo novo, já que esse método era um pouco mais parecido com educação do que com medicina.
Além disso, ele se distanciou dos métodos psicométricos que na época eram muito populares e focados na avaliação de inteligência. Gesell preferiu métodos mais qualitativos, por exemplo, com base na observação clínica de cada criança e cada área.

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A câmera Gesell

Tomando como influência seu pai fotógrafo, Gesell utilizou muitos recursos tecnológicos no desenvolvimento de suas teorias. Por exemplo, câmeras e vídeos freqüentemente usados ​​como espelhos unidirecionais para ver em detalhes como as crianças se desenvolvem.
De fato, este espelho unidirecional rapidamente se tornou uma câmara de observação , que consiste em separar duas salas por um espelho de visão unidirecional. As pessoas de uma sala são refletidas naquele espelho, enquanto as pessoas que estão na sala continuam, não apenas elas não refletem, mas elas podem ver o que está acontecendo a seguir.
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A intenção desta câmara de observação é que os pesquisadores possam observar o que acontece na sala ao lado , sem que a outra pessoa se sinta autoconsciente, isto é, permitindo que ela aja de forma mais espontânea e natural. Esta câmera ainda é usada como um método muito importante de pesquisa e estudo, e é conhecida como a câmera Gesell.

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Obras principais

Algumas de suas principais obras são O crescimento mental do pré-escolar (1925) e A criança dos cinco aos dez (1977). .
Em co-autoria com outros autores, Gesell desenvolve em ambos os livros a ideia dos estágios pelos quais a infância passa . Da mesma forma, eles são considerados dois dos trabalhos clássicos da psicologia do desenvolvimento.

Referências bibliográficas:

  • Weizmann, F. (2012). Arnold Gesell: O maturationist. Em Pickren, W., Dewsbury, D. e Wertheimer, M. (Eds.). Retratos de Pioneiros em Psicologia do Desenvolvimento. Imprensa da psicologia: New York.

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