TELEPATIA ENTRE GÊMEOS? MÃE COMPARTILHA VÍDEO DE FILHAS BRINCANDO JUNTAS E FAZENDO AS MESMAS ESCOLHAS

  

As irmãs gêmas Koti e Haven parecem ter telepatia entre elas e fazem a mesma coisa ao mesmo tempo, segundo a mãe, Adrea Garza — Foto: Reprodução/Instagram
As irmãs gêmas Koti e Haven parecem ter telepatia entre elas e fazem a mesma coisa ao mesmo tempo, segundo a mãe, Adrea Garza — Foto: Reprodução/Instagram

Telepatia entre gêmeos? Mãe compartilha vídeo de filhas brincando juntas e fazendo as mesmas escolhas

Publicação que mostra a sincronia entre meninas de 6 anos viralizou nas redes sociais. "Eu acredito que os gêmeos têm uma espécie de 'sexto sentido' sobre o que está acontecendo com seus irmãos", afirmou especialista. Saiba mais!

Por Crescer online

30/09/2023 13h02  Atualizado há 6 horas


Não são raros os relatos de pais contando como os filhos gêmeos parecem ter uma ligação única, às vezes até sentindo o mesmo que o irmão. Recentemente, um vídeo de gêmeas selecionando os mesmos blocos coloridos repetidas vezes, sem realmente conseguirem se ver, viralizou nas redes sociais, levando algumas pessoas a questionarem: existe mesmo telepatia entre gêmeos?

A mãe Adrea Garza, 39, de Oklahoma, nos Estados Unidos, diz que suas gêmeas fraternas, Koti e Haven, agora com 6 anos, estão em sincronia desde que eram bebês. “Eles simplesmente acordavam exatamente no mesmo momento de seus berços todas as manhãs”, afirmou Adrea em entrevista ao portal americano Today.com. “Achei apenas coincidência, porque elas estavam na mesma rotina, claro, mas isso começou a acontecer cada vez mais e elas até choravam ao mesmo tempo”, acrescentou.


Segundo Adrea, essa conexão especial entre as pequenas Koti e Haven continuou durante a infância e, muitas vezes, as duas chegavam a pedir um lanche no mesmo instante e diziam a mesma coisa juntas a todo momento. “Eu pensei: ‘Bem, vamos pegar a câmera’. Eu quero tentar registrar isso", revelou.

A mãe, então, começou a filmar o que ela considerava momentos em que as filhas experimentavam essa tal telepatia entre gêmeos ou “percepção extrassensorial” – a capacidade de acessar pensamentos e sentimentos sem informações externas, ou adquirir informações sem depender de quaisquer sentidos físicos.

Em março deste ano, Adrea filmou as filhas de 6 anos selecionando blocos de montar da mesma cor, apesar de não conseguirem ver a escolha que a outra estava fazendo, e compartilhou a cena da brincadeira entre as meninas com os mais de 160 mil seguidores que possui em seu perfil do Instagram. Até o momento, a postagem conta com mais de 130 mil curtidas e 1,7 milhões de visualizações. O vídeo foi compartilhado novamente agora em setembro em uma conta diferente da rede social e, desde então, viralizou mais uma vez.

Nos comentários, outras pessoas compartilharam suas próprias experiências de momentos incrivelmente sincronizados entre gêmeos. “Eu e minha irmã sempre fazemos isso, mesmo quando não estamos juntas, acabamos mandando mensagens de texto ou ligando e conversando sobre assuntos muito parecidos. É uma loucura como você realmente está conectado ao seu irmão gêmeo”, relatou uma internauta.

Outros usuários, no entanto, chegaram a questionar a veracidade do vídeo, como se as meninas tivessem sido orientadas a escolher o mesmo bloco em sequência. “Nunca confie nessa tendência porque é muito fácil de falsificar”, disse uma pessoa. “Você literalmente disse a elas para irem na ordem do arco-íris”, acusou outra.

Apesar das críticas, Adrea ressaltou ao Today.com que adora como suas filhas são conectadas e, depois de ingressar em um grupo de mães de gêmeos no Facebook e conversar com outros pais, notou que essa “telepatia” parece uma ocorrência normal. "Agora que elas estão mais velhas, sinto que elas estão mais sintonizadas uma com a outra em certas coisas, mas à medida que elas se desenvolvem e suas próprias personalidades crescem, elas estão encontrando sua própria identidade”, ressaltou a mãe.

Existe mesmo telepatia entre gêmeos?

De acordo com a psicoterapeuta americana Joan A. Friedman, especialista e mãe de gêmeos, autora do livro The Same but Different: How Twins Can Live, Love and Learn to be Individuals (“Iguais, mas diferentes: como os gêmeos podem viver, amar e aprender a ser indivíduos”, em tradução livre), não há evidências científicas de que exista telepatia entre gêmeos, no entanto, há uma série de relatos de casos das famílias.

“Você ouve falar disso principalmente de gêmeos adultos”, afirmou Joan ao Today.com. “São eles que vão dizer: 'Senti o momento em que minha irmã morreu' ou 'Eu sabia que ela quebrou o braço ou teve o filho'. Eu acredito que os gêmeos nessa situação têm uma espécie de 'sexto sentido' sobre o que está acontecendo com seus gêmeos. Acho que é muito real", destacou.

Segundo a especialista, esses casos são mais comumente vistos em gêmeos idênticos. Ela também cita estudos nos quais a proximidade física entre gemelares pode resultar em benefícios emocionais e físicos. Uma pesquisa de 2016 descobriu que gêmeos que dormiam na mesma cama melhoraram a sua autorregulação, dormiram melhor e diminuíram o choro.

Muitos hospitais também optam por ter gêmeos na mesma unidade enquanto estão na UTI neonatal, citando uma redução da dor, uma média geral de peso mais alta e uma diminuição do tempo de internação. “Isso faz sentido para mim”, disse Joan. "Eles ficam juntos no útero por oito ou nove meses... isso lhes dá uma maior noção um do outro", acrescentou.

A psicoterapeuta ressaltou, ainda, que o que pode parecer uma prova de telepatia entre gêmeos nada mais são do que momentos de crianças imitando umas às outras. “Os gêmeos estão juntos o tempo todo, brincam juntos e observam o que o outro está fazendo”, explicou. “E, às vezes, eles são muito competitivos, porque querem fazer exatamente o que o outro está fazendo, então copiam um ao outro”, salientou.

“O fato de elas [as gêmeas de Adrea Garza] estarem fazendo a mesma coisa (pode ser) porque elas fizeram essa mesma coisa quando estavam brincando juntas”, opinou. Segundo Joan, as crianças, então, repetiriam esse comportamento quando estão separadas.

Independentemente de suas filhas estarem experimentando telepatia entre gêmeos ou não, Adrea deseja que, quando suas filhas forem mais velhas, elas possam assistir aos vídeos e lembrar que elas têm um vínculo especial e único. “Só espero que elas sempre saibam que têm alguém – uma melhor amiga permanente e integrado”, afirmou. “Este alguém não é apenas da família, mas também sua irmã gêmea que estará nesta terra ao mesmo tempo que você e experimentará as mesmas coisas que você ao longo da vida, e como isso é legal – nem todo mundo consegue ter isso. Eles têm muita, muita sorte", finalizou a mãe.


Fonte:https://revistacrescer.globo.com/criancas/comportamento/noticia/2023/09/telepatia-entre-gemeos-mae-compartilha-video-de-filhas-brincando-juntas-e-fazendo-as-mesmas-escolhas.ghtml


 

Comentários