A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR, O QUE SEU FILHO APRENDE COM CADA TIPO DE BRINCADEIRA, QUAL O MELHOR BRINQUEDO DE ACORDO COM A IDADE DA CRIANÇA, E BENEFÍCIOS DAS BRINCADEIRAS PARA O CÉREBRO DAS CRIANÇAS

Quando a criança brinca, ela está conhecendo o espaço e a consciência do próprio corpo (Foto: Thinkstock)

Quando a criança brinca, ela está conhecendo o espaço e a consciência do próprio corpo (Foto: Thinkstock)


  • FERNANDA HEYGI
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Você sabe qual é o real papel do brincar na vida do seu filho? Tudo o que ele aprende enquanto está se divertindo? E ele tem tempo livre para isso? Para estimular o brincar livre durante a infância e os diversos benefícios que ele traz para a vida das crianças, a Aliança pela Infância mobiliza todos os anos a Semana Mundial do Brincar, que, este ano, tem como tema O Brincar que abraça a diferença, para ressaltar a diversidade de culturas, de povos, de costumes e de corpos e almas - tudo o que pode acontecer quando o seu filho está brincando.

E não é só. Abaixo você confere 11 motivos da importância da brincadeira para as crianças. Confira:

1. COMBATE A OBESIDADE

É notória a importância do brincar para que a criança se movimente, desenvolva a motricidade e mantenha o peso regular, combatendo a obesidade e o sedentarismo. A brincadeira ao ar livre é fundamental para que a criança explore espaços maiores, mexa-se mais, experimente variações climáticas, tome sol (lembre-se sempre da proteção e dos horários adequados), entre outros benefícios. Meia hora de pega-pega, por exemplo, gasta em média 225 calorias e o mesmo tempo de amarelinha representa 135 calorias. “A convivência com a natureza reduz a obesidade, o déficit de atenção, a hiperatividade e melhora o desempenho escolar”, afirma Daniel Becker, do Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, ao ter contato com ela – seja em parques, praças ou praias –, seu filho cria uma conexão prazerosa com o meio ambiente e estabelece uma relação de respeito com todos os seres vivos.

2. PERMITE O AUTOCONHECIMENTO CORPORAL

Quando o bebê bate palmas ou a criança anda de bicicleta, estão experimentando o que o corpo é capaz. “Se você permite que seu filho corra, tropece, caia e levante de novo, ele aprende sozinho sobre suas possibilidades e limitações”, diz Luciane Motta, da Casa do Brincar (SP). Na brincadeira, o ser humano começa a ter consciência de si mesmo.

3. ESTIMULA O OTIMISMO, A COOPERAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO

Por que o brincar tem tanto valor, a ponto de estar previsto na Declaração Universal dos Direitos da Criança, do Unicef? Porque seus benefícios transbordam em muito o aspecto físico. É como se fosse uma característica inerente ao ser humano, defende o psiquiatra Stuart Brown, fundador do The National Institute for Play, na Califórnia (EUA). “Trata-se de uma necessidade biológica básica que ajuda a moldar o cérebro. A vantagem mais óbvia é a intensidade de prazer, algo que energiza, anima e renova o senso natural de otimismo”, diz. Algumas habilidades essenciais, que serão requisitadas também no futuro, estão na brincadeira, como cita o estudo O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem, do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância: “À medida que as brincadeiras se tornam mais complexas, o brincar oferece oportunidades para aprender em contextos de relações socioafetivas, onde são explorados aspectos como cooperação, autocontrole e negociação”.

4. GERA RESILIÊNCIA

Uma das habilidades emocionais mais valorizadas hoje em dia também é desenvolvida no ato de brincar: a resiliência. Quando a criança perde no jogo ou o amigo não quer brincar da maneira como ela sugeriu, entra em cena a capacidade de lidar com a frustração, de se adaptar e se desenvolver a partir disso. Com essas experiências, ela aprende a administrar suas decepções e a enfrentar as adversidades.

5. ENSINA A TER RESPEITO

Relacionar-se com o outro é mais uma capacidade vivenciada na brincadeira. Ao interagir com os amigos, irmãos ou pais, a criança aprende a respeitar, ouvir e entender os outros e suas diferenças. Para isso, é essencial que ela possa brincar livremente, sem condições impostas por gênero. “O adulto que brincou bastante na infância é alguém aberto a mudanças, tem pensamentos mais divergentes e aceita a diferença com maior facilidade. No entanto, se uma menina só pode brincar de casinha e o menino, de carrinho, a brincadeira pode impactar para o mal”, lembra Gisela Wajskop, doutora em Educação e colunista da CRESCER.

menina; brincar; sorrir (Foto: Getty Images)

6. DESENVOLVE A ATENÇÃO E O AUTOCONTROLE


Seja para montar um quebra-cabeça, equilibrar-se em um pé só ou empilhar uma torre com blocos, essas habilidades serão aperfeiçoadas a cada brincadeira. Sem contar que serão empregadas desde muito cedo na vida do seu filho, seja na hora de fazer uma prova ou de resolver um conflito.

7. ACABA COM O TÉDIO E A TRISTEZA

Brincar ajuda a manter em ordem a saúde emocional – e as próprias crianças percebem esse benefício. Em um estudo realizado pela Universidade de Montreal, no Canadá, 25 meninos e meninas de 7 a 11 anos fotografaram e falaram de suas brincadeiras favoritas. Para eles, brincar é uma oportunidade de experimentar felicidade, combater o tédio, a tristeza, o medo e a solidão. “Quando pais, médicos e autoridades focam somente no aspecto físico da brincadeira, deixam de lado pontos benéficos para a saúde emocional e social”, afirma a autora Katherine Frohlic.

8. INCENTIVA O TRABALHO EM EQUIPE

Nos jogos coletivos, como o futebol e a queimada, a capacidade de se relacionar com os demais também exige que a criança pense e aja enquanto parte integrante de um grupo. Em um mundo como o que vivemos, cada vez mais conectado, essa habilidade se faz ainda mais importante. Trabalha-se cada vez mais com projetos (desde a educação nas escolas até as grandes empresas), nos quais tudo parte de um interesse coletivo e todas as etapas são desenvolvidas em conjunto – por isso, aprender a defender um time hoje pode ter grande impacto lá na frente.

9. INSTIGA O RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO

Jogos de regra, como os de tabuleiro, põem as crianças em situações de impasse. Para solucioná-los, elas precisam raciocinar de maneira estratégica, argumentar, esperar, tomar decisões e, então, analisar os resultados. Ao solucionar problemas, elas vão tentar, errar e aprender com tudo isso – para que, na próxima rodada, possam fazer melhor, com mais repertório.

10. PROMOVE CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO

Ao ler uma história, brincar de boneca ou construir um brinquedo com sucata, a criança desenvolve a imaginação. E, para isso, não precisa de muito: potes, galhos e panelas podem dar vida a tanta coisa! Foi o que mostrou uma pesquisa da RMIT University, de Melbourne, na Austrália, feita com 120 crianças de 5 a 12 anos. A conclusão é que itens como caixas e baldes incentivam mais a imaginação do que brinquedos caros. Isso porque esses materiais não induzem a uma ideia pronta.

11.  ESTABELECE REGRAS E LIMITES

Brincando, a criança reconhece e respeita os limites do espaço, do outro e de si mesma. E passa a lidar com regras, aprendendo a segui-las. Se tiver abertura, ela poderá até questioná-las. Isso será fundamental para conviver em sociedade – quando se faz necessário seguir certas convenções, mas também tentar mudar o cenário para melhor, se possível.

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Brincar-e-preciso/noticia/2015/03/importancia-do-brincar-11-motivos-para-seu-filho-se-divertir-muito.html


Crianças brincando com blocos (Foto: conttonbro/Pexels)

Crianças brincando com blocos (Foto: cottonbro/Pexels)

  • MALU ECHEVERRIA

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Não existe melhor treino para a vida do que o brincar. Afinal, são nesses momentos que o seu filho vai experimentar o mundo ao redor, seja testando habilidades, simulando conflitos, seja internalizando regras. “Antes de ser capaz de escrever, a criança precisa treinar a motricidade fina, só para citar um exemplo. Como desenvolver essa habilidade? Brincando de massinha, de pintura, de empilhar blocos…”, afirma a educadora Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar (SP).


brincadeira também é crucial para a socialização, algo que foi comprometido durante a quarentena da covid-19. Isabel tinha 1 ano e 9 meses quando a pandemia começou, em março de 2020. “Bem na época em que ela tinha recém entrado na escola, nos isolamos”, lembra a empresária Elisa França, mãe da menina.

Ela conta que, passados dois anos, a filha teve dificuldade para se adaptar na volta às aulas. “Não sei se foi só por causa do confinamento, acho que ela é mais tímida mesmo. Porque a irmã, Vitória, de 1 ano e meio, nasceu durante a pandemia e sempre foi muito expansiva”, diz. Elisa está respeitando o tempo da filha mais velha, atualmente com 4 anos, sem neuras. “Nas aulas de natação, ao menos, ela já ganhou confiança de novo”, comemora.

Por falar nisso, o movimento, tanto dos esportes quanto das brincadeiras, é um grande aliado do cérebro. “A explicação está na série de substâncias benéficas liberadas pelo órgão durante as atividades físicas”, diz o neuropediatra Farias, do Hospital Pequeno Príncipe. Entre elas, a endorfina, hormônio utilizado na comunicação entre os neurônios.

Menos telas

Infelizmente, tanto a socialização quanto as atividades físicas e, principalmente, o sono estão competindo com as telas hoje em dia. A regra é clara: a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta que, até os 2 anos, a criança não tenha contato com telas (a não ser em chamadas de vídeo). Entre 3 e 5 anos, elas podem ser usadas por até uma hora por dia, enquanto de 6 a 10 anos, até duas. Com supervisão, e jamais durante as refeições.

Levando-se em conta os inúmeros prejuízos causados pelo excesso das telas, é preciso equilibrá-las com outros estímulos. Uma pesquisa liderada pela Universidade de Oslo (Noruega), que avaliou cerca de 2 mil crianças de 13 países com idades entre 8 e 36 meses, observou que aquelas menos expostas passivamente às telas e cujos cuidadores tinham o hábito de ler mais para elas apresentaram maiores ganhos de vocabulário durante o lockdown (entre março e dezembro de 2020).

A fotógrafa e influenciadora digital Morgana Secco, mãe de Alice, 3 anos, que ficou famosa na internet como a menina das “palavras difíceis”, seguiu à risca as recomendações da SBP. “Não podemos atribuir o desenvolvimento dela somente a esse fator, pois as predisposições dela e o ambiente que proporcionamos também influenciam. Mas o não uso de telas aumentou o contato dela conosco e possibilitou a aquisição de outros hábitos mais saudáveis, como o da leitura, e isso certamente é positivo”, avalia a mãe de Alice.

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Desenvolvimento/noticia/2022/08/desenvolvimento-os-beneficios-das-brincadeiras-para-o-cerebro-das-criancas.html

O que seu filho aprende com cada tipo de brincadeira

Você até pode achar que é só diversão, mas enquanto a criança cuida de uma boneca, pula amarelinha ou joga bola, ela está aprendendo novas habilidades sociais e emocionais. Confira

  • BRUNA MENEGUEÇO
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bebe_brincando (Foto: ThinkStock)

Pare só por um momento e olhe ao redor da sala de estar. Certamente, você deve ter se deparado com muitos brinquedos espalhados, não é mesmo? Brincar faz parte da infância e, embora pareça só diversão, seu filho está se desenvolvendo.

Um novo estudo das Universidades de Delaware e Temple, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Child Development, mostrou que crianças de 3 anos que brincam com blocos têm melhores habilidades matemáticas e noções de espaço no futuro. Mais do que isso, enquanto encaixa pecinhas, seu filho aciona um mundo de conteúdos. É como se ele aceitasse o convite de enfrentar um novo desafio, elaborar estratégias, usar a criatividade para criar algo, além de exercitar a concentração e a coordenação motora.

Esses aprendizados se multiplicam em cada brincadeira que a criança inventa ou participa. Veja só:

*Ao jogar com um amigo, ela tem que conversar, ouvir, esperar a sua vez, tolerar a frustração de perder, seguir regras, aprender a negociar. Ou seja, aprende a se socializar, ser flexível, trabalhar em grupo e compartilhar.

*Nas brincadeiras clássicas, aquelas de rua, como o bom e velho esconde-esconde, pega-pega, queimada e tantas outras. Mas essas ainda contam com mais benefícios já que estimulam as coordenações motoras grossa e fina, além de exercitar o equilíbrio, as habilidades com as mãos e os pés e a destreza dos dedos.

*Ao modelar massinhas, a criança solta a criatividade ao criar o que quiser, estimula a parte sensorial, o tato, a visão e até o olfato. Quem não se lembra daquele cheirinho característico da massa de modelar? A coordenação motora fina também sai ganhando nessa brincadeira.

*Brincar de boneca, de casinha, fingir que é um super-herói ou que está dirigindo um carro... São essas brincadeiras que favorecem as representações do dia a dia. “Quem nunca viu uma criança dar bronca no seu ursinho de pelúcia? É a forma que ela encontrou para lidar com o acontecido e amadurecer”, explica a psicanalista Silvana Rabello.

*Ouvir e ler histórias, brincar com fantoches... Eles permitem que seu filho construa histórias e, por meio delas, aprenda a lidar com os desafios. Além de, é claro, deixar a vida muito mais leve e divertida. E agora? Do que você vai brincar com seu filho?

Outra fonte: Ivani Magalhães, educadora, contadora de histórias e coordenadora da brinquedoteca do Projeto de Extensão do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2013/10/o-que-seu-filho-aprende-com-cada-tipo-de-brincadeira.html

Bebê mordendo brinquedo (Foto: Shutterstock)
  • CRISTIANE ROGERIO
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Por mais leveza que contenham as palavras “brincar” e “brinquedo”, ambas estão relacionadas com o mais importante que nos dá a infância: o desenvolvimento e a formação da personalidade do seu filho. É como a criança experimenta a vida. Um companheiro inesquecível. E a responsabilidade de quem media esse encontro é enorme.

Pensar que um brinquedo mais difícil, ou seja, indicado para uma idade maior, pode estimular ainda mais (ou melhor) o seu filho, pode ser um problema. O importante é observar a fase em que a criança vivencia, e quais habilidades ela está desenvolvendo naquele momento, até para aproveitar o brinquedo da melhor maneira possível. Mas o fundamental mesmo é que ela experimente sempre. Uma criança pode usar de maneira mais simples, outra poderá elaborar mais.

0 a 1 ano
O bebê precisa de itens que estimulem seus sentidos e contribuam para seu desenvolvimento motor. A partir de 4 meses pode manipular chocalhos, mordedores, bonecos de pano que ele pode apertar. Até os 5 meses, a criança se sente atraída pelos móbiles bem coloridos e com sons. Mas, a partir disso, eles se tornam perigosos: a criança pode pegar e puxar para cima dela. Essa fase ainda comporta os tapetes de atividades: a criança ainda não senta, mas mexe com os diversos tipos de acessórios do brinquedo. Quando consegue ficar sentado, entre 6 e 8 meses, pega e examina os brinquedos com as mãos e suas formas, lados, cores, sons. Com os cubos coloridos ele primeiro brinca de destruir: o adulto empilha os blocos e ele derruba tudo. Aos 9 meses, aperta os botões e adora provocar os barulhos dos brinquedos sonoros.

1 a 3 anos
Nessa fase em que começa a andar, os itens ao redor dele (inclusive os da casa!) chamam mais a atenção do bebê: ele quer mexer em tudo. É também nesse momento que ele passa a se relacionar com outras crianças e, na companhia delas ou não, a fazer o que chamamos de “imitar a vida adulta”. Assim, são sucesso brinquedos de telefone, ou os que a criança brinca de dirigir ou de cozinhar, bonecas para ninar etc. Quanto menor a criança, mais ela precisa de brinquedos que a façam se movimentar, como carrinhos de empurrar. É hora também da massinha de modelar, de pintar com as pontas dos dedos e de experimentar firmar o lápis de cera, desenvolvendo a coordenação motora fina e estimulando a criatividade. Com a curiosidade aguçada, seu filho também vai se interessar muito por itens com portas que se abrem e fecham e botões para apertar. Ainda desenvolvendo a coordenação, a criança passa a treinar com as peças de encaixar, de pano e espuma para os mais novos, e de plástico ou madeira para os mais velhos.

3 a 6 anos
Nessa fase ainda é importante ter brinquedos que exercitem a motricidade fina da criança, que passa a brincar mais em conjunto com os colegas e, ao mesmo tempo, com mais concentração. Assim, os blocos de montar diminuem de tamanho e entram nos armários das crianças os kits de criatividade e outros itens com opções para montar e construir. O faz de conta também passa a ocupar grande parte das brincadeiras da criança e os heróis, princesas e até os tipos de profissões entram para ficar. Junto deles, os cenários completam a fantasia: o forte apache, o teatro, navios, castelos, casinhas de boneca. Habilidades como estratégia e memória ficam ainda mais aguçadas, é nesta fase que surgem os primeiros jogos (os mais simples como dominó e memória) e quebra-cabeças. Cheias de energia, a criança é atraída pelo movimento: carrinhos, motos, trens, aviões e, claro, as bicicletas. A partir dos 4 anos, mover um brinquedo por controle remoto é um grande desafio.

A partir de 6 anos
Até mesmo por estarem na fase de alfabetização e por entender mais a lógica por trás das decisões estratégicas, os jogos de competição passam a ser mais bem aproveitados pelas crianças. Assim, chega de tudo: os de tabuleiro, sorte, estratégia, cartas ou dados são o forte dessa fase. É também nesse período que a imaginação “serve” a outros propósitos: se antes imitam a vida do adulto, agora as bonecas e bonecos representam o que a criança quer ser quando se imagina adulta.

De olho na segurança
Quando pensamos em “brinquedo adequado” segurança é crucial. A idade, claro, conta demais. Para Alessandra Françoia, coordenadora da ONG Criança Segura, no entanto, a indicação da idade é só uma forma de padronizar a segurança. “Mas as crianças podem ter diferenças e particularidades. A nossa recomendação é ir além da indicação da faixa etária na embalagem e tomar cuidado – principalmente para os de 3 e 4 anos – com peças pequenas.” Veja as recomendações gerais:

• Os testes iniciais, logo depois de tirar o brinquedo da caixa: sacuda, balance, veja se não tem nada caindo, lascado ou pontiagudo.
• As peças não podem caber em um tubo de filme de fotografia.
• Cordões devem ter até 15 cm no máximo.
• Acesso totalmente fechado a baterias e pilhas, com parafusos.
• Tinta dos brinquedos não pode descascar.
• Periodicamente faça uma revisão dos brinquedos.

Fontes: Ivani Magalhães, coordenadora da brinquedoteca da Universidade Ítalo-Brasileira, Maria Ângela Barbatto Carneiro, coordenadora da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da PUC-SP, livro Brinca Comigo! (Ed. Marco Zero), de André e Sylvia Zatz e Sergio Halaban

https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2013/03/qual-e-o-melhor-brinquedo-de-acordo-com-idade-da-crianca.html


Mãe bebê brincar blocos (Foto: Thinkstock)

Mãe bebê brincar blocos (Foto: Thinkstock

  • CRESCER ONLINE
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No mundo inteiro, hoje, 28 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Brincar. A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), reconhecida no calendário da UNICEF e celebrado em mais de 40 países do mundo. O objetivo é ressaltar a importância do brincar na sociedade. Então, que tal separar um momento do dia para aproveitar com seus filhos? E não vale dizer que não tem tempo ou não lembro mais como se brinca. Meia hora de interação já é suficiente para ajudar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças.

"Nas diferentes etapas da infância, são os jogos sociais, as músicas, as brincadeiras de faz-de-conta, de adivinhação ou adoleta que tornam os pequenos, conscientes e atentos às nossas vozes, expressões faciais, trocas de turno ou formação das palavras, aspectos muito importantes para o desenvolvimento de fala, linguagem e alfabetização", afirma a fonoaudióloga Lilian Kuhn, especializada em Audiologia, Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.

Portanto, reunimos aqui algumas sugestões de atividades lúdicas da especialista, de acordo com a idade do seu filho. Escolha uma e coloque em prática assim que chegar em casa. Não deixe esse dia passar em branco!

Bebês de 6 a 12 meses
Os pequeninos já têm boa interação social nesta fase e se deliciam brincando com as pessoas, sem precisarem de tantos materiais e/ou brinquedos. Vale brincar de “cadê – achou”, imitar bichinhos, cantar músicas sobre as rotinas diárias e também àquelas que envolvem as partes do corpo. Eles podem se interessar ainda por ginásios de atividades sensoriais, chocalhos macios, brinquedos com luzes e sons e que possam ir à boca.

Crianças de 12 a 18 meses
Nesta faixa etária, os bebês já estão começando a andar e falar e os brinquedos que envolvam a participação ativa deles são bem adequados, tais como: placas de encaixes, torres de montagem, músicas com coreografias e/ou com onomatopeias que se repetem. Vale lembrar que nesta fase eles estão iniciando o processo de comunicação com o adulto, então podemos fortalecer tal aspecto com brincadeiras que exijam uma brevíssima espera (que tal “1,2,3 e já”?).

Crianças de 18 a 24 meses
Tem repertório de brincadeiras funcionais básicas e preferem brinquedos e atividades que proporcionem sensações corporais (tato, visão, olfato, audição e paladar), de noção espacial e de coordenação motora.

Crianças de 2 a 3 anos
Como pequenas iniciantes, as crianças dessa idade podem se beneficiar de casinha, bonequinhos e bichinhos para uma brincadeira bem inicial de faz-de-conta e tudo mais que possa estimular a linguagem.

Crianças de 3 a 4 anos
Eles já estão bem independentes motoramente e com um bom repertório de linguagem, eles topam montar cenários com aqueles blocos plásticos coloridos e miniaturas de personagens, também curtem recontagem e invenção de histórias, além de corridas, bicicleta/triciclos. 

Crianças de 4 a 5 anos
A partir dessa idade, os livrinhos são essenciais, mas se sugere que, desde muito cedo, as crianças tenham contato com o material escrito. Além disso, desenhos, pinturas, fantoches, fantasias são o suprassumo para eles!

Crianças acima de 5 anos
Linguisticamente fluentes, a partir dessa idade, as crianças vão curtir reunir a família em torno da mesa para jogos de tabuleiros, de competição e gincanas em equipe, brincadeiras de rimas. Que tal, “ler” uma receita de sobremesa para vocês prepararem juntos?

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Brincadeiras/noticia/2019/05/dia-do-brincar-saiba-como-interagir-com-seu-filho-de-acordo-com-idade.html

bagunça  (Foto: thinkstock)
  • PATRÍCIA CAMARGO E PATRÍCIA MARINHO
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Somos defensoras da tese que a brincadeira não precisa acontecer somente no quarto das crianças.  Ou no quintal e naquele cantinho de brincar que a gente organiza com tanto carinho. A casa da família pode ser um local brincante. E isso não significa bagunça, mas bem ao contrário, valoriza a liberdade da criança em transformar o lugar onde está brincando.

Só para dizer que não estamos sozinhas, esta certeza que seu filho precisa poder brincar em qualquer ambiente da casa é amparada pela educadora Nylse Helena, criadora da primeira brinquedoteca no Brasil. É dela a afirmação que “Não tem cabimento limitar a ação da criança a um único cantinho da casa”. Pois é.

Família significa estar junto

As crianças pequenas (e as grandes, e os adolescentes, e todos nós) querem se sentir parte de alguma coisa. Mais especificamente da família que elas têm. E o lugar onde esta família vive é sinal de pertença. Quando nós adultos podemos usar todas as partes da casa para fazer nossas diversas atividades, mas as crianças não, pode acontecer o sentimento de não se sentir igual aos outros membros da família; não pertencer

Vamos a alguns exemplos de como a brincadeira pode extrapolar os limites do quarto. Você já imaginou brincar no banheiro? As crianças certamente irão aproveitar muito brincar com potes de água no box. Ainda mais se forem águas coloridas. Outra dica é pintar nos azulejos. As tintas do tipo guache ou aquarela saem com facilidade quando você ligar o chuveiro.

Outro local bárbaro para brincar é embaixo da mesa de jantar. Cabana, piquenique, castelo e até esconde-esconde.

A cozinha também pode ser lugar de brincadeira. Desde que você tome alguns cuidados, que mal há em deixar seu filho brincar de bater colheres, panelas e potes plásticos enquanto você cozinha?

Mesmo a sala tem seu charme. Que tal fazer uma pilha de almofadas? Ou brincar de se equilibrar sobre o tapete enrolado?

São vários os espaços que podem ser ocupados pelo brincar das crianças e com paciência é possível estabelecer algumas regras para que a casa não seja tomada pelas coisas das crianças, mas seja também um espaço dos adultos.

Algumas dicas que ajudam:

1 – Deixe objetos que possam quebrar ou machucar guardados em outro ambiente

2 – Combine a regra do “antes começar uma nova brincadeira, finalize a anterior”. Ou defina até quantos brinquedos e brincadeiras podem acontecer ao mesmo tempo.

3 – Organize “cantinhos” ou “convites para brincar” em locais diferentes da casa. Há um post no Tempojunto que explica direitinho o que é isto. 

4 – Deixe-se surpreender pelas descobertas das crianças pela casa.

Você vai perceber que uma casa que pertence à toda família, e não só aos adultos ou às crianças, é um lar mais equilibrado e que favorece o vínculo entre todos. E se a bagunça é um fantasma para que seu filhos brinquem pela casa, veja este nosso vídeo, com truques para não deixar o caos se instalar.

Não se deve estressar com a bagunça das crianças:

Patrícia Marinho é publicitária, mãe de duas meninas, de 11 e 4 anos; e Patricia Camargo é jornalista, mãe de um menino de 8 anos, e duas meninas de 6 e 5 anos. Juntas, são sócias do Tempojunto. (Foto: Divulgação)

Patrícia Marinho é publicitária, mãe de duas meninas, de 12 e 5 anos; e Patricia Camargo é jornalista, mãe de um menino de 9 anos, e duas meninas de 7 e 6 anos. As “Patricias” são sócias do Tempojunto, que mostra como a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dá sugestões práticas de como incluir o brincar no dia a dia e na relação entre as mães, os pais (e tios, e avós...) e seus filhos. Aqui elas tiram dúvidas, dão dicas e contam como o brincar pode fazer a diferença no convívio com as crianças de qualquer idade.

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Patricia-Camargo-e-Patricia-Marinho-Tempojunto/noticia/2019/05/deixe-seu-filho-brincar-fora-do-quarto-ou-como-ensinar-seus-filhos-que-eles-fazem-parte-da-familia.html

CF286-MATERIA-BRINCAR (Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

 (Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)


  • FERNANDA MONTANO
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Quais são as suas melhores memórias de infância? Jogar queimada até anoitecer, andar de bicicleta, fazer coreografias de nado sincronizado com as amigas na piscina, pular elástico, pintar e desenhar, montar uma loja com as roupas do armário e vender para compradores imaginários, dançar as músicas da banda preferida ou criar peças de teatro para a família assistir? “A brincadeira é o momento mais garantido para construir a si mesmo. É a melhor oportunidade que a criança tem de reconhecimento intenso e verdadeiro do que ela é e como pode tornar transparente tudo aquilo que ela virá a ser. O brincar sempre foi ferramenta para a existência, deve ser um núcleo muito importante do nosso investimento em ser gente”, diz a educadora Rosane Almeida, fundadora do Instituto Brincante (SP) ao lado do marido, o artista Antônio Nóbrega.

O faz de conta abre um mundo de possibilidades e experimentações à criança por meio das quais ela adquire habilidades que vão promover seu desenvolvimento em todas as áreas, como motora, cognitiva e emocional. “Brincar, em toda a sua variedade, é uma das maiores realizações da espécie humana, ao lado de linguagem, cultura e tecnologia. Sem a diversão nenhuma dessas conquistas seria possível. O valor da brincadeira é cada vez mais reconhecido por pesquisadores, tanto para adultos quanto para crianças, pois a evidência monitora sua relação com a realização intelectual e o bem-estar emocional”, afirma o psicólogo e professor David Whitebread, da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge (Inglaterra), em seu livro A importância do Brincar: Um Relatório sobre o Valor da Brincadeira das Crianças com uma Série de Recomendações Políticas, em tradução livre.

Por tudo isso, deixe seu filho brincar. Dê a ele tempo para inventar o que deseja fazer de maneira mais solta, o chamado “brincar livre”. Ou seja, vale brincar não somente orientado por um adulto, em alguma oficina específica para crianças ou com um propósito definido, como um jogo para aprender matemática. E isso só é possível quando a agenda dela não é absolutamente tomada por atividades extracurriculares – o que vem acontecendo cada vez mais, como revelou a pesquisa Play Under Pressure (Brincar sob Pressão, em tradução livre), realizada pelo Museu das Crianças de Minnessota (EUA), com mais de mil pais e mães. O estudo mostrou que 82% deles pensam que os filhos brincam menos do que eles próprios quando eram crianças e 70% concordam que os pequenos não têm tempo suficiente para se divertir. Triste, não?

Para Tânia Ramos Fortuna, professora de Psicologia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora geral do Programa de Extensão Universitária Quem Quer Brincar?, as crianças são precocemente inseridas no mundo dos adultos. E, se a ausência de tempo para brincar já faz uma falta enorme para você que está lendo este texto (confira mais na reportagem “Diversão a vida toda”), pense no quão prejudicial é para quem está em formação. “Brincar requer tempo. O ideal é que houvesse mais fluidez entre o tempo livre e o de produção, mas, se não há, é preciso assegurar espaço para o faz de conta na rotina, da mesma forma que há hora para comer, tomar banho ou dormir”, diz. Segundo ela, a quantidade desse tempo varia de acordo com a família, mas precisa ser de qualidade, o que significa permitir a exploração e a criação. A seguir, reflita sobre as 41 razões pelas quais qualquer criança deve brincar muito e em todas as fases da vida!

1. À flor da pele

Alegria, medo, raiva, vergonha. As brincadeiras, em especial quando em conjunto com outras crianças, podem despertar vários sentimentos. Seu filho aprende a reconhecer essas emoções e a expressá-las, o que é fundamental para o autoconhecimento, comunicação e autocontrole.

2  Amigo da natureza

A geógrafa Andréia Quintão, 34 anos, adora proporcionar aos filhos momentos de brincadeiras ao ar livre. Mãe de Miguel, 7, Lucas, 3, e João, 3 meses, ela acredita que, dessa forma, eles aprendem a respeitar e a cuidar do meio ambiente. “Eles investigam insetos com lupa, recolhem folhas caídas e tentam adivinhar de qual árvore são. Acredito que assim aprendem como a natureza funciona e desenvolvem amor e cuidado em relação a ela”, diz.

3  Respeito sempre

É na convivência que a criança aprende a respeitar o outro, seja os pais, os professores ou os irmãos. E na brincadeira com os amigos isso se faz fundamental. Ao interagir, a criança aprende a ouvir e a compreender os outros e suas diferenças.

4 Tecnologia amiga

Nem pense em travar uma batalha desnecessária com os gadgets aí na sua casa. As crianças já nasceram nesse universo digital, estão inseridas nele e farão uso da tecnologia agora e no futuro. E está tudo certo até aqui. A ressalva dos eletrônicos como brincadeira é para que não sirvam como babás virtuais toda vez que você quer ter uma refeição tranquila no restaurante ou precisa de meia hora de paz na sua casa. Sem esquecer de que não é recomendado expor crianças menores de 2 anos às telas, como orienta a Sociedade Brasileira de Pediatria. Mas, com cautela, seu filho pode se divertir no tablet, smartphone, computador ou videogame. E ele ainda aprende com isso, sim, desde o raciocínio estratégico ao construir uma cidade virtual até o contato com novos idiomas. É o que acontece na casa da analista de sistemas Michele Santos, 37, mãe de Pedro, 7. O filho sempre gostou de ver vídeos em outras línguas, mas ela tinha medo do que poderia encontrar na internet. “Foi brincando que ele aprendeu os alfabetos em português, inglês, russo... Tudo com aqueles vídeos animados. Eu não o deixava navegar, mas uma educadora me encorajou a permitir, com o devido controle. E aí ele deslanchou”, conta.

CF286-MATERIA-BRINCAR (Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

 (Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

5  bom sono

Se o seu filho está com dificuldades de dormir, que tal caprichar nas brincadeiras? Claro que não dá para agitar a criança e querer pular na cama ou brincar de pega-pega justo na hora do sono, mas as brincadeiras durante o dia, que mantêm a garotada ativa, contribuem, sim, para uma bela noite de descanso. Foi o que mostrou uma pesquisa das Universidades Monash e Auckland (Austrália), que analisou 519 crianças de 7 anos para entender o que afeta o sono infantil. A conclusão foi de que aquelas que se movimentaram mais ao longo do dia adormeceram mais rápido e, segundo os pesquisadores, tenderam a dormir mais e melhor. Então, você já sabe, hein? Brincar até cansar!

6 foco é tudo

É uma graça ver a carinha de concentração de uma criança ao montar um quebra-cabeça, empilhar uma torre com blocos ou fazer um desenho mais elaborado – os olhos chegam a ficar apertados e a língua presa entre os dentes! O poder de concentração, foco e atenção é estimulado em brincadeiras como essas e é útil em diversas fases da vida do seu filho, como para fazer uma prova ou resolver um conflito.

7 Cérebro a mil

“Quando uma criança brinca, ela ativa as suas redes neuronais, exercitando sua imaginação, curiosidade e desenvolvendo o aspecto emocional e a personalidade, além de auxiliar no desenvolvimento motor. As brincadeiras atuam principalmente no córtex pré-frontal, parte do cérebro responsável pelo planejamento de comportamentos, pensamentos complexos, tomada de decisões e expressão da personalidade, e na amídala cerebral, associada à cognição, ao controle emocional e à memória”, diz a neurologista pediátrica Virginia Baggio, do Centro Integrado de Neurologia do Paraná (PR).

8 Quem sou eu?

Além de entender o mundo, a criança percebe quem ela é e isso ajuda a construir sua identidade. Isso porque o brincar é a principal linguagem da criança, independentemente de cultura ou meio econômico. Na diversão, ela interage com seu corpo, com os pais, com os objetos, com tudo ao redor. Assim, se apropria e se entende e vai trazendo seu modo próprio de agir.

9 Mundo dos números

Empilhar blocos para construir uma torre, montar um quebra-cabeça ou organizar os móveis na casinha de madeira podem parecer atividades simples, mas elas desenvolvem capacidades que serão úteis no futuro. Um estudo realizado pela Universidade de Delaware e Temple (EUA) observou que crianças de 3 anos que brincam com blocos didáticos possuem melhores habilidades em matemática e noção de espaço quando viram adultos.

10 na escola também

E não estamos falando apenas da Educação Infantil. O faz de conta deve participar da rotina escolar sempre. Se a criança brinca na escola, sua identificação positiva com o aprendizado fica mais fácil. No mundo atual, em especial nas grandes cidades, o pátio do colégio ainda é um dos poucos espaços amplos onde elas podem brincar em conjunto e só isso já valeria a garantia desses momentos nas instituições de ensino. Além disso, as brincadeiras estão a serviço da aprendizagem dos conteúdos. Por tantos motivos, não podem ser vistas pelos educadores como perda de tempo.

11 BOM DE GARFO

A brincadeira pode ajudar seu filho a comer melhor. E não estamos falando de fazer aviãozinho. Levar a criança à feira e desafiá-la a acertar as frutas pelo cheiro, escolher uma receita e transformarem-se em chefs de cozinha, fazer um jogo de experimentar ao menos um novo alimento a cada dia, colocar uma venda nos olhos e adivinhar o que é pelo sabor... Tudo isso ajuda a apurar o paladar além de melhorar a relação do seu filho com a comida e fazer com que ele coma melhor.

CF286-MATERIA-BRINCAR (Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

(Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

12 Xô, obesidade!

Na maioria das brincadeiras, a criança precisa mexer o corpo – o que ajuda a combater o sedentarismo e a obesidade infantil, problema sério atualmente. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou recentemente um manual dedicado ao incentivo da prática de atividades físicas, que obviamente incluem as brincadeiras. O material sugere atividades para os bebês, que devem rolar ou engatinhar para alcançar brinquedos, e para as crianças maiores, como andar de bicicleta, jogar bola ou brincar de pega-pega. Lembrando, claro, da importância da diversão ao ar livre, que permite movimentações em espaços maiores, experimentação de variações climáticas e contato com o sol, fundamental para a absorção de vitamina D.

13 Rir é o melhor remédio

Tem coisa melhor do que dar uma boa gargalhada? Sim! Ouvir aquela risada deliciosa do seu filho. Na brincadeira isso acontece a todo momento, o que contribui diretamente para o bem-estar. Isso porque gargalhar ativa cerca de 24 músculos da face, melhora a circulação e a oxigenação das células, além de reduzir os hormônios do estresse e liberar os de relaxamento.

14 cara a cara com a adversidade

Cada vez mais falamos da importância de não poupar a criança de toda e qualquer situação difícil, de não superprotegê-la e de permitir que ela se frustre – afinal, a vida é assim. Ao brincar, ela tem amostras diárias de tudo isso, quando perde no jogo ou quando o amigo não quer brincar da maneira como ela sugeriu, por exemplo. É aí que entra em cena uma das habilidades emocionais mais valorizadas hoje: a resiliência. Ao enfrentar essas situações, seu filho precisa colocar em prática a capacidade de lidar com a frustração, de se adaptar e se desenvolver a partir disso. Com essas experiências, ele aprende a administrar suas decepções e a enfrentar as adversidades.

15 coordenação de todo tipo

Já que o brincar pressupõe deixar a criança mais ativa, ela ganha outro benefício: o desenvolvimento da coordenação motora. Desde o famoso “cadê, achou” do bebê, a dança desengonçada quando começa a andar até as brincadeiras com bola ou de montagem de pulseiras, tudo permite ao seu filho experimentar o que o corpo é capaz e desenvolver a coordenação, da mais ampla à fina. Mas, lembre-se: isso só acontece se você deixar que ele corra, tropece, caia e levante de novo!

16 Em busca do coletivo

Nos jogos em grupo, como o basquete e a queimada, as crianças aprendem desde cedo a trabalhar em equipe, a se relacionar com os demais e percebem que não dá para ser tudo do jeito delas. Elas se envolvem em uma atividade que exige, gradativamente, o exercício da escuta e da cooperação e aprendem a regular suas ações e as dos amigos, negociando estratégias para chegarem a um objetivo.

CF286-MATERIA-BRINCAR (Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

 (Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

17 Vitamina S

Sujeira faz bem. Por isso, permitir que seu filho se suje na grama, na terra, na areia ou no parquinho estimula o contato com as bactérias “boas”, tão necessárias para o bom funcionamento do nosso corpo, como afirmam os microbiologistas B. Brett Finlay e Marie-Claire Arrieta, pesquisadores da University of  British Columbia (Canadá), no livro Let Them Eat Dirt: Saving Your Child from an Oversanitized World (Deixe que Eles Comam Terra: Salvando seus Filhos de um Mundo Hiper-Higienizado, em tradução livre). Além de aumentar a resistência a alergias, o brincar induz à felicidade e ao prazer, melhorando a imunidade como um todo.

18 na cabeça e no coração

A memória é uma capacidade estimulada o tempo todo no brincar – e não é só no jogo que leva essa palavra. Ela faz parte das ativações cerebrais desenvolvidas na brincadeira, além de estar relacionada àquilo que registramos quando estamos felizes. As associações que as crianças fazem com experiências que, na maioria das vezes, são prazerosas reforçam a memória. Sempre aprendemos melhor com aquilo que nos é interessante e agradável.

19 só e bem acompanhado

Não fique preocupado em arrumar companhia o tempo todo para o seu filho brincar. Claro que ele tem inúmeros aprendizados ao se divertir com outras crianças, mas brincar sozinho é uma excelente oportunidade para que ele desenvolva a iniciativa e se entretenha por conta própria. Além disso, promove a autonomia no sentido de que estar consigo mesmo basta.

20. Eu consigo!

Brincar também desenvolve a autoestima e a confiança. Quando a criança acerta uma peça de encaixe, arremessa um pião com sucesso ou anda de bicicleta sem rodinhas, ela sente total satisfação por produzir algo e aprender a importância da persistência e da dedicação.

21. tanto amor...

O que acontece quando você faz caretas para arrancar gargalhadas do seu bebê, dança com ele no colo, incorpora a cliente do restaurante de mentirinha do seu filho, brinca de esconde-esconde ou monta uma cidade com as miniaturas de carrinhos dele? Estreita o vínculo, reforça os laços afetivos e aumenta ainda mais o amor entre vocês. A brincadeira também tem esse poder: unir pais e crianças. Para isso, você tem que estar inteiro e disponível naquele momento, mesmo que seja por meia hora, e entrar de cabeça no faz de conta. É o que pratica a empresária Katiuscia Cancian Alves, 36, que adora participar das brincadeiras das filhas Julia, 5, e Lívia, 2. “Teve dia do pijama na escola. Não me contentei em apenas elas estarem vestidas com as roupas de dormir, fui levá-las com meu pijama também. E não pense que fiquei só dentro do carro! Brincamos de ser feliz e isso nos aproxima ainda mais”, conta.

22 Pequenos exploradores

Juntar folhas e misturar na água para fazer um experimento científico, ver quanto tempo consegue se equilibrar em um pé só, juntar uma lupa e uma lanterna e bancar o agente secreto. Em meio a um sorriso largo de felicidade, a criança exerce a capacidade de investigação e se sente encorajada a explorar e fazer descobertas.

23 Muita calma nessa hora

A paciência é outra grande virtude que a criança aprende se divertindo. Seja para esperar sua vez no jogo ou montar um quebra-cabeça, por exemplo, quando precisa separar as peças, organizar uma estratégia e insistir até finalizar e ver o resultado final. Outra forma de exercitar a calma do seu filho é contar histórias em capítulos, uma parte por dia, sempre terminando com algo que desperte a curiosidade dele. Isso vai ajudá-lo a ter serenidade para aguardar o desfecho.

24 Sem vergonha

Se o seu filho é daqueles que quando vê alguém tenta se esconder atrás de você, é normal que seja difícil para ele expressar suas emoções ou dar uma opinião. No jogo coletivo, um faz de conta ou um circuito de desafios, fica mais fácil para ele se soltar e superar a timidez.

25 Cultura para todos

Quando seu filho manuseia um instrumento musical, pinta um quadro ou monta uma peça de teatro com os amigos, vivencia a arte e desperta sua curiosidade para a música, as artes plásticas, a dança. Afinal, a arte em si já é uma brincadeira. É uma ferramenta de construção de um ser humano mais íntegro e inteiro.

26 ensaio para o futuro

Você é o grande exemplo para o seu filho e não é raro vê-lo imitando sua maneira de falar e de se comportar. É natural a criança ter curiosidade pelo mundo adulto, admirar os mais velhos, e isso se reflete nas brincadeiras, como a de mamãe e filhinho ou as que representam profissões. Dessa forma, ela experimenta seus gostos e vivencia o futuro, ficando mais preparada para os desafios que virão. “O faz de conta permite que a criança se insira no seu meio, resolva problemas e desempenhe papéis sociais que terá que realizar mais adiante. Ele é uma preparação para a vida”, diz a professora Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da Faculdade de Educação da PUC-SP.

27 Junto e misturado

Muitos pais e professores têm medo de deixar as crianças brincarem com outras de idades diferentes, especialmente as mais velhas. Claro que, em algumas situações, é preciso certo cuidado, como no pula-pula ou em um jogo com bola. Afinal, os menores podem se machucar. Mas, no geral, há muito mais benefício nessa mistura de idades. Nesse momento de interação, o mais velho tem que prestar atenção em seu entorno, quando precisa parar de correr, por exemplo, e cuidar do outro. Já os bem pequenos podem não interagir, mas observam, imitam posturas e adquirem habilidades. O respeito ao ritmo de cada um também é um grande aprendizado que a brincadeira proporciona – desde a criança maior com um bebê, por exemplo, até quando seu filho precisa entender que a avó anda mais devagar e não consegue acompanhá-lo em uma corrida na praça.

28 Palavras a mais


O desenvolvimento da linguagem e da oralidade é outra grande conquista do brincar tanto para a criança que está aprendendo a falar quanto para aquela que já está ampliando seu vocabulário. Isso porque, para se fazer entender e se comunicar com os colegas na brincadeira, ela precisa nomear objetos ou ações bem como expressar sentimentos, desejos, limites e dificuldades.

29 Aliado poderoso


Quando seu filho fica doente, você morre de pena por vê-lo cabisbaixo e sem ânimo, não é? Ainda mais quando ele precisa ficar no hospital. Brincar nessas horas funciona como uma terapia. A diversão provoca a liberação de endorfinas, também conhecidas como hormônio do bem-estar. A felicidade é tão importante neste momento que pode até aliviar temporariamente a dor.

30 Troca-troca


O brincar é um excelente meio de ensinar as crianças também sobre o consumismo: desde que não é certo comprar um brinquedo novo a cada passeio no shopping até o cuidado que precisam ter com suas bonecas, jogos, carrinhos e afins, para que durem mais. Uma boa dica é participar de feiras de troca de brinquedos e praticar o desapego desde cedo, além de mostrar ao seu filho a importância de doar àqueles que não têm – que tal fazer uma limpa no armário antes do aniversário ou do Natal? Assim, abre-se espaço para as novidades e doa-se o que a criança não brinca mais. “Adoro participar dessas feiras de troca, acho uma experiência riquíssima para eles, desde a escolha daquilo que vão desapegar até a negociação lá na hora, quando procuro deixá-los livres, sem pensar ‘mas esse vale mais que aquele’. Afinal, isso não é importante para as crianças”, diz a revisora Ana Luísa Pereira, 36, mãe de Elis, 9, e Francisco, 4.

31 Faz de conta


No mundo da fantasia, seu filho pode ser o que quiser, cozinheiro, astronauta, atleta, super-herói, médico, além de criar histórias e dar novas funções aos objetos (uma vassoura vira cavalo, um tecido vira capa e um jornal vira lençol para a boneca). E é nesse momento que ele exercita a criatividade, tão fundamental para tudo na vida. Para isso, ofereça sempre brinquedos estruturados (jogo pronto) e não estruturados (sucata) ao seu filho.

32 Risco calculado


Escorregador, balanço, gangorra, gira-gira... Qual criança não ama um parquinho? Esse ambiente é um convite e tanto para o seu filho aprender questões da física quando, por exemplo, pensa no peso necessário para equilibrar a gangorra. E tem mais: A criança aprende a avaliar riscos e tomar decisões, refletindo sobre situações como: ‘Será que subo mais um degrau nesse trepa-trepa?’, ‘Será que vou me machucar?”

CF286-MATERIA-BRINCAR (Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

(Foto: ilustração: Bárbara Malagoli)

33 Tudo meu

Crianças até 3 anos têm dificuldades para dividir. Mas, com a orientação dos pais e cuidadores, estimulando a brincadeira partilhada, aos poucos, ela percebe como é bom compartilhar. Tarsila, 2 anos, filha do artista plástico Raphael Armando, 34, está nessa fase. Ao encontrar a filha de uma prima, um ano mais velha, logo começaram os conflitos. “Elas se ‘mataram’ no começo. Até que conversamos com as duas. Elas começaram a dividir os brinquedos e depois viraram melhores amigas”, lembra. O aprendizado da generosidade começa assim e depois torna-se mais complexo, quando a criança aprende a emprestar e a doar os brinquedos que não usa mais para quem não tem.

34 Para espantar o medo


Seja do escuro, de cachorro, de trovão ou de conhecer pessoas novas, é natural a criança pequena sentir medo. E não é que brincando ela tem a chance de lidar com tudo isso de maneira mais leve? Exatamente! E ela nem se dá conta da “terapia” que está fazendo. Se o seu filho tem receio de ir ao pediatra, por exemplo, experimente dar a ele um kit de médico de brinquedo e banque o paciente – com certeza, ele estará mais tranquilo na hora da consulta. Se o pavor é achar o bicho-papão embaixo da cama, que tal colocar água aromatizada em um borrifador e brincar que é uma poção para espantar monstros?

35 Desavenças


Nada mais natural do que surgirem impasses nas brincadeiras – e, voilà, não tem nada demais nisso. Seja sozinho ou em conjunto com os amigos, seu filho precisa encontrar uma solução para os conflitos. E nada de tomar a frente dele nesse momento. É o chamado uso social do brincar. A criança não tem maturidade para entender que o amigo pensa diferente. Os aprendizados que surgem disso são um exercício para os conflitos do futuro.

36 Alívio na rotina


No nosso dia a dia corrido, em que é preciso conciliar reuniões de trabalho, compras no supermercado, arrumar a mochila do filho, levar para a escola, marcar o dentista, ir à academia e mais um monte de tarefas que deixariam esse tópico quase interminável, o brincar pode ser um grande aliado para deixar o dia a dia mais leve. Em vez de brigar com o seu filho para guardar os brinquedos ou vestir logo o uniforme, por exemplo, que tal propor uma competição para ver quem consegue se trocar mais rápido ou guardar a maior quantidade de brinquedos em caixas separadas? Também dá para se divertir arremessando a roupas sujas no cesto, desenhar na hora do banho (com aqueles lápis de cera laváveis) e o que mais sua imaginação permitir.

37 Abaixo o preconceito


Na brincadeira, a criança tem contato com a diversidade e isso traz uma lista de benefícios: respeito ao diferente, tolerância e novos exemplos. Por isso também é tão importante não estimular a distinção de brinquedos e brincadeiras por gênero, como os carrinhos para os meninos e as bonecas para as meninas. Quando só os meninos podem ser astronautas, policiais ou os chefes nas brincadeiras, por exemplo, isso passa a imagem de que são mais poderosos, como mostrou um estudo das Universidades de Nova York, Princeton e Illinois (EUA). A pesquisa chegou à conclusão de que as meninas acreditam que ser um “gênio” é algo destinado apenas ao sexo masculino. O melhor que podemos fazer pelos nossos filhos é usar o brincar para derrubar estereótipos desse tipo.

38 Mais empatia


Em um mundo tão individualista é preciso saber se colocar no lugar do outro. E essa é mais uma conquista que a criança aprende brincando, como de casinha, exemplifica a neurocientista Lise Eliot em seu livro Cérebro Azul ou Rosa: O Impacto das Diferenças de Gênero na Educação (Artmed): “Brincar de boneca e encenar os papéis de pai e mãe reforça habilidades sociais e emocionais: cuidar de outras pessoas, levar em conta suas necessidades e atendê-las, bem como perceber o que elas estão sentindo”.

39 Por quê?


Todo jogo tem regra, certo? Mas, quando a criança sugere mudanças, e faz isso com respeito, ela também aprende a questionar. E isso pode ter reflexo no futuro, como mostrou um estudo da Universidade Estadual do Kansas (EUA). A pesquisa sugeriu que crianças que quebram regras têm mais chances de se tornar líderes bem-sucedidos à frente de grandes empresas.

40 Sentidos aguçados

Dancem e cantem, sintam a água batendo no corpo ao brincarem num banho juntos. As possibilidades são infinitas, especialmente ao ar livre. Na pracinha, por exemplo, a criança pode sentir a diferença da brisa para o vento, escutar um passarinho, o barulho do carro correndo na rua e até perceber diferentes temperaturas, como da madeira ou metal de um banco. Esse aguçar dos sentidos é benéfico para seu desenvolvimento integral.

41 O importante é ser feliz!


Com a criança inserida cada vez mais cedo no mundo competitivo, em que inclusive a própria brincadeira às vezes é usada para atingir objetivos, e na qual ela já sofre pressão por resultados, um grande benefício do brincar é justamente ter esse tempo para só se divertir, sem pensar em produtividade. Ou seja, esse momento deve ser livre de qualquer amarra, sem intuito de sucesso, pura diversão e alegria. Como já dizia o poeta brasileiro Mario Quintana: “As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade”.

OUTRAS FONTES: Alexandre Okamori, pediatra da Rede de Hospitais São Camilo (SP); Ana Claudia Leite, consultora pedagógica da área de Educação e Cultura da Infância do Alana (SP); Carlos Eduardo Corrêa, pediatra de São Paulo (SP); Cristine Zanarotti Prestes Rosa, coordenadora de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Daniel Becker, pediatra do Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Deborah Moss, neuropsicóloga e mestre em Psicologia do Desenvolvimento Infantil pela USP; Gisela Wajskop, educadora (SP); Luciane Motta, educadora da Casa do Brincar (SP); Maria Ângela Barbato Carneiro, professora e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da Faculdade de Educação da PUC-SP; Rosane Almeida, educadora e fundadora do Instituto Brincante (SP) e Virginia Baggio, neurologista pediátrica do Centro Integrado de Neurologia do Paraná.

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/noticia/2019/05/semana-do-brincar-41-razoes-para-o-seu-filho-se-divertir-muito.html

crianças correndo e brincando amigos (Foto: Thinkstock)

(Foto: Thinkstock)


  • MARIA EDUARDA BRAGA
 ATUALIZADO EM 

“Nosso cérebro nasce programado para aprender. Mas, para isso, as conexões, chamadas sinapses, precisam de estímulos. O brincar é um grande propiciador desses incentivos”, explica a brinquedista Patricia Camargo, sócia e CEO do Tempojunto. A brincadeira faz com que todas as questões executivas no cérebro relacionadas à criatividade, abstração, linguagem e coordenação sejam desenvolvidas, e ainda trabalha a memória.

Brincar é tão importante que, em agosto deste ano, a Academia Americana de Pediatria publicou um documento científico que recomenda aos pediatras prescreverem a brincadeira como receita médica, sobretudo para menores de 2 anos – tudo para evitar o estresse tóxico causado pelo excesso de tecnologia. “

O aumento no uso de telas por crianças e pais está gerando negligência afetiva e fragilizando o vínculo com os filhos. A consequência é a possibilidade de desenvolvimento de transtornos de comportamento e atraso no neurodesenvolvimento”, diz  a neuropediatra Liubiana, da Sociedade Brasileira de Pediatria, e autora do livro Brincadeiras no Primeiro Ano de Vida.

QUANDO ACONTECE
É da natureza da criança estar perto de pessoas. Por volta dos 2 anos, ela passa a entender o significado dos objetos. A linguagem mais desenvolvida permite que ela teste papéis, invente histórias e interaja com o outro. Mas é apenas aos 4 anos que ela começa a brincar efetivamente com outra criança. É a fase em que ela passa a negociar o empréstimo de brinquedo e a perceber a diferença do outro.

O PAPEL DOS PAIS
“Brincar é construir o prazer da companhia”, diz o psicólogo Lino de Macedo, membro da Academia Paulista de Psicologia. Quando você brinca com o seu filho, além de todos os benefícios do brincar, acontece uma coisa incrível: vocês aproveitam a companhia um do outro. “Quando os pais brincam com os filhos dão a eles a melhor maneira de se desenvolverem em potencial”, diz a brinquedista Patricia Marinho, do Tempojunto.

Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2018/12/quando-meu-filho-vai-brincar-e-interagir-com-outras-criancas.html



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