CRIAR E BRINCAR : GAMIFICAÇÃO E OS PADAWANS

Gamificação e os Padawans


CRIAR E BRINCAR

Gamificação e os Padawans

Por Jorge Freire Jr. 

Você sabia que a gamificação está presente logo nos primeiros anos de vida do seu filho?

Os Jovens Padawans aprendem muitas coisas brincando e se divertindo. A coordenação motora é desenvolvida através de brincadeiras, bem como a descoberta das cores e formas dos objetos. Ou seja, eles são educados através da diversão!
Vamos imaginar que você precisa motivar a coordenação motora dos seus Padawans. O que seria mais fácil: brinquedos ou algo burocrata e chato? E aí entra a gamificação, ou seja, transformar jogos e brinquedos em aprendizado.
O meu Padawan desde pequeno amava brincar com aquele jogo do martelo – em que é preciso acertar uma peça com o martelo, testando os princípios de ação e reação. E eu me divertia junto, pois a risada que ele soltava quando acertava a peça era demais! Ele gostava tanto que não parava de brincar. Tangencialmente, brincando, o Padawan desenvolveu sua coordenação motora.
O Padawan, para ganhar o jogo, precisa colocar todas as peças dentro da caixa. Aqui ele irá refinar sua coordenação motora, aprender as formas geométricas e ter noção espacial. Isso quer dizer que com um brinquedo ele desenvolve 3 habilidades. E o mais bacana é que ele (e você, claro!) se divertem nesse processo.
Os pais devem incentivar a gamificação e ir aumentado os desafios a medida em que eles crescem. A linha Playskool, da Hasbro, possui vários brinquedos para todas as faixas etárias que irá proporcionar educação através de brincadeiras. Ou seja, a união da brincadeira com aprendizado, que eram antagonistas no passado, em prol da educação!
Porém, muitos vinculam a gamificação com tecnologia. Está errado. Em qualquer brinquedo, jogo, em que se ensina algo brincando, pode ser aplicada a gamificação.
Até massas de modelar são usadas na gamificação! Você pode ensinar o conceito de bolinha grande e bolinha pequena para o seu Jovem Padawan usando essas massas! Viu como é fácil unir diversão e aprendizado?
Gamificação. Guarde bem essa palavra pois ela será o futuro na educação do seu Padawan. E conheça a linha da Playskool, pois é uma grande aliada da gamificação dos seus filhos!

CRIAR E BRINCAR

Montar, empilhar, empurrar, girar, derrubar…. e começar tudo de novo

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Para as crianças entenderem como o mundo funciona, não é preciso muita pirotecnia. Bastam alguns blocos, cubos e liberdade para deixar a imaginação fluir


Comentários